Educação

Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

Começou nesta segunda-feira (7), em todo o Brasil, e vai até o dia 18 próximo, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de acordo com a data especificada para cada escola. Cerca de 6,2 milhões de estudantes de 71 mil unidades de ensino públicas e particulares participam da avaliação, em 5.538 municípios. Os resultados serão divulgados em julho do próximo ano.

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o exame é composto pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, e pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb). A Prova Brasil é aplicada em escolas públicas urbanas e rurais que tenham no mínimo 20 estudantes matriculados no quinto e no nono anos (quarta e oitava séries) do ensino fundamental. A Aneb avalia as redes pública e particular de ensino e abrange o terceiro ano do ensino médio. Nesta edição do Saeb, cerca de 1,9 mil escolas particulares participam da avaliação.

Se você deseja ficar mais perto do sucesso profissional é preciso dedicação e estudo, com o programa Educa Mais Brasil 2019 você pode estudar com bolsas de estudos de até 70%, ficando assim muito mais fácil de arcar com os custos. O programa possui parceria com diversos centros de ensino espalhados pelo país;

Para participar do programa basta realizar as inscrições Educa Mais no site oficial e informar os dados necessários para a aprovação. A grande vantagem é que as inscrições ficam abertas durante o ano todo, assim fica mais fácil de você participar.

Especial – O Inep realizará também, no mesmo período, a edição especial da Prova Brasil direcionada aos municípios que reúnem pelo menos dez matrículas no quinto ano, mesmo que os estudantes estejam distribuídos em várias escolas. A edição especial permitirá a inclusão de maior número de municípios no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).

Provas – Cada prova do Saeb é constituída por dois blocos de língua portuguesa e dois de matemática. As escolas recebem boletim de desempenho e os resultados são liberados para consulta pela internet, na página do Inep. Como o alvo da avaliação é a unidade de ensino, não são divulgados resultados do desempenho individual dos estudantes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top